A primeira edição do CCGUnB ocorreu em 2015, nas dependências da FACE/UnB. As demais edições foram realizadas na FINATEC, consagrando o modelo de parceria com tal Fundação, que assumiu, desde 2016, a responsabilidade por diversos aspectos logísticos e organizacionais. O I CCGUnB foi realizado nos dias 24 e 25 de novembro de 2015, nas dependências da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública (FACE/UnB) e contou com 169 inscritos e com a discussão, em sessões paralelas, de 70 artigo científicos. Participaram do evento científico, ainda, 4 professores estrangeiros para a apresentação e discussão dos seus working papers, sendo dois da abordagem positivista (Suresh Radhakrishnan da Universidade do Texas e Ahmed Rashad da Universidade de Illinois) e dois da abordagem qualitativa (Jan Mouritsen da Copenhagen Business School e Momhoud Ezzamel da Cardiff University).
O II CCGUnB ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2016, nas dependências da Finatec/UnB, e contou com aproximadamente 200 inscritos e com a discussão, em sessões paralelas, de70 trabalhos. Em relação às atividades do ano anterior, em 2016, foram adicionados uma palestra magna, dois workshops nas áreas do evento – um envolvendo pesquisa contábil quantitativa e outro qualitativa -, e espaço para divulgação de grupos de pesquisa do CNPQ. No II CCGUnB participaram dois professores estrangeiros com a apresentação e discussão dos seus working papers, sendo Yves Gendron da Universidade Laval, Quebec, Canadá e Cheryl R. Lehman da Universidade Hofstra, Nova Iorque, EUA, além de quatro palestrantes brasileiros, Reinaldo Guerreiro e Renê Coppe Pimentel da Universidade de São Paulo, José Elias Feres de Almeida da Universidade Federal do Espírito Santo e Otávio Ribeiro de Medeiros da Universidade de Brasília.
Para o III CCG UnB, realizado nas datas de 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro de 2017, mantiveram-se as atividades até então realizadas nos eventos anteriores, expandindo-se, entretanto, o número de participantes: 233 congressistas, oriundos de 21 estados brasileiros e de outros países, e de artigos discutidos em sessões paralelas: 80 artigos científicos apresentados. Os pesquisadores estrangeiros presentes foram: Stephen Harland Penman da Columbia University, Wai Fong Chua da University of Sydney (Integrante da Accounting Hall of Fame da Ohio University), David Cooper da University of Alberta e Peter Francis Pope da London School of Economics. Os palestrantes brasileiros foram Pedro Demo, professor emérito, e Otávio Ribeiro de Medeiros, ambos da Universidade de Brasília. Nesse ano, o CCGUnB consagrou-se como um dos três congressos mais importantes da grande área contábil no Brasil, tendo grande destaque nas regiões centro-oeste, nordeste e norte. Além disso, assumiu proporções comparáveis às do Congresso USP e do Congresso ANPCONT.
Para o ano de 2018, IV CCGUnB, o evento se expandiu em número de participante e em atividades. Com mais de 320 congressistas e 91 trabalhos apresentados em sessões paralelas, o IV CCGUnB, realizado durante os dias 28, 29 e 30 de novembro, inovou ao apresentar conjuntamente o I Congresso UnB de Iniciação Científica em Contabilidade e Governança. Foram desenvolvidas atividades de seções plenárias, painéis temáticos, consórcio doutoral, workshops, exposição de pôsteres, lançamento de livros, entre outros.
Em termos organizacionais, o CCGUnB vem evoluindo, em formato e tamanho, desde sua primeira edição. Na edição de 2018, o CCGUnB consolidou sua área de abrangência nacional e internacional. A temática proposta para o IV CCGUnB foi inovadora, pois, além de aliar a discussão científica para as abordagens qualitativa e quantitativa, promoveu, ainda, maior adesão de profissionais de Contabilidade e Governança e áreas afins. Isso porque o tema em pauta foi “Desafios e Perspectivas do Combate à Fraude e à Corrupção”, sendo promovidos 02 painéis temáticos com profissionais e acadêmicos para discussão acerca de temáticas correlatas ao tema central do congresso.
O primeiro painel intitulado: “Accountability, Compliance e Prevenção a Fraudes e Corrupção” contou com participação do senhor. Ailton de Aquino dos Santos, auditor-chefedo Banco Central, do senhor Tiago Alves de Gouveia Lins Dutra, Secretário de Controle Externo da Fazenda Nacional, e da Profª Drª Elionor Farah Jreige Weffort, professora-pesquisadora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e membro do Comitê de Auditoria da M. Dias Branco.
No segundo painel, intitulado: “Experiências da Força-Tarefa Lava Jato no Combate à Fraude e Corrupção”, participaram o senhor Jonatas Dutra Sallaberry, perito do Ministério Público Federal e membro da Força Tarefa da Lava Jato e o Procurador do Ministério Público Federal, Dr. Roberson Pozzobon. A palestra magna foi ministrada pelo prof. Jorge Hage Sobrinho, ex-ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), órgão da Presidência da República do Brasil, responsável pelos sistemas de controle interno e de correição, bem como pela supervisão das unidades de ouvidoria do poder executivo federal e pelas ações de prevenção da corrupção. Foram desenvolvidos também dois workshops, voltados ao público acadêmico, ministrados pelos professores César Augusto Tibúrcio da Silva (Professor Titular na UnB) e pelo Paulo Roberto Barbosa Lustosa (Professor Titular na UnB). Os palestrantes internacionais foram: Prof. Trevor Hopper (Universidade de Essex, UK), Prof. Jesse Dillard (editor da revista Contemporary Accounting Research, EUA), Profª. Isabel Maria Estima Costa Lourenço (ISCTE-IUL, Portugal), prof. Shyman Sunder (Yale School of Management, EUA) e Profª. Bonnie Palifka (Instituto Tecnologico de Estudios Superiores de Monterrey, México).
Em 2019, os eventos V CCGUnB e II CCGUnBIC foram realizados nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, com a apresentação de 111 trabalhos em sessões paralelas, e a participação de cerca de 250 congressistas. Os eventos trouxeram o Fórum de Editores de Periódicos da Área Ciências Sociais Aplicadas, que foi realizado no intervalo das sessões paralelas.
A temática escolhida para o V CCGUnB e o II CCGUnBIC foi “Qualidade da informação contábil no contexto nacional e internacional”. Sendo que no contexto internacional cinco palestras foram promovidas. A palestra magna, intitulada “The Future of the IASB and of Corporate Reporting”, foi proferida pelo Prof. Dr. Stephen A. Zeff, da Rice University-EUA. A segunda palestra, “Financial Reporting e qualidade da informação”, foi apresentada por Amaro Luiz de Oliveira Gomes, ex-Board Member IASB – International Accounting Standards Board. Já a terceira palestra, intitulada “The Joint Influence of Information Push and Value Relevance on Investor Judgments and Market Efficiency”, foi apresentada pela Profª Drª W. Brooke Elliott, da University of Illinois at Urbana-Champaign. A quarta, “Repetition, Interactivity, and Investors’ Processing of Firm Disclosures”, foi apresentada pela Profª Drª Nerissa C. Brow, da University of Illinois at Urbana-Champaign. E a quinta palestra, “Sucesso de Publicação em Periódicos Internacionais”, foi apresentada pela Profª Drª Lucia Lima Rodrigues, da Universidade do Minho.
No contexto nacional, os eventos V CCGUnB e II CCGUnBIC promoveram mesas redondas sobre os International Financial Reporting Standards-IFRS e as International Public Sector Accounting Standards-IPSAS, com Amaro Luiz de Oliveira Gomes, ex-Board Member International Accounting Standards Board- IASB, e Leonardo Silveira do Nascimento, do IPSASB/Tesouro Nacional. Além desses, dois Workshops e dois painéis temáticos foram realizados.
O primeiro painel foi a “Inovação em Auditoria: repensando as práticas de hoje para o amanhã”, e o segundo o “Controle Interno e Gestão de Riscos”. O primeiro painel contou com participação de representantes de duas empresas de auditoria independente, senhor Fabiano de Oliveira Barbosa – representante da BDO Auditores Independentes e senhor Marcelo José de Aquino – representante da KPMG Auditores Independentes, bem como com o chefe da auditoria interna do Banco Cooperativo do Brasil – BANCOOB, senhor Adriano Silva. No segundo painel estiveram presentes o Prof. Dr. Francisco Carlos Fernandes (professor-pesquisador da UNIFESP), o senhor Marcelo Fridori, da Gerência Executiva de Auditoria Interna da BR Petrobras Distribuidora, e o senhor Paulo Baraldi, autor de livros na área de controle interno e gestão de riscos, contabilidade criativa, entre outros.