Antes de submeter um artigo, o(s) autor(es) devem se cadastrar no portal de submissões online do Congresso, no perfil ‘autor’.

Os artigos devem ser submetidos de acordo com os seguintes critérios e características:

Formatação/regras Gerais

Descrição:

  1. Papel: A4 (29,7 x 21 cm);
  2. Margens: superior e esquerda 3cm; inferior e direita 2cm;
  3. Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
  4. Espaçamento: Espaço simples entre linhas e 6 pontos antes e depois de parágrafos; e recuo (1,25cm) no início dos parágrafos. Texto justificado;
  5. Tamanho: O artigo deverá conter no mínimo 11 e no máximo 20 páginas, incluindo título, resumo, conteúdo em si, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas, referências, anexos e apêndices;
  6. Numeração de páginas: Incluir o número de páginas no canto inferior direito do documento;
  7. Detalhes: negrito deverá ser utilizado para dar ênfase a termos, frases ou símbolos. Itálico deverá ser utilizado apenas para palavras em língua estrangeira. “Aspas duplas” deverão ser utilizadas para citações diretas e frases de entrevistados. [Colchetes] deverão ser usados dentro de textos com aspas duplas para isolar material que na fonte original estava incluído entre aspas.
Formatação/regras de itens específicos

Descrição:

  1. Título: deverá conter até 10 palavras (excluídos artigos e pronomes) e representar o ‘menor resumo’ do conteúdo do artigo;
  2. Resumo: deverá ser apresentado em um único bloco de texto, na língua em que o artigo foi escrito. Deve conter até 1.350 caracteres, com espaços, e indicar, de forma clara: objetivo, método, fundamentação teórica (teoria e modelo, que dão sustentação conceitual à pesquisa), resultado, as conclusões decorrentes dos resultados, as principais contribuições do estudo, bem como, de três a cinco palavras-chave.
  3. Tabelas e demais figuras: Devem estar nas cores preto, branco e tonalidade cinza. Não podem ser coloridos. A fonte do corpo da tabela e das notas da tabela devem ser Times New Roman, tamanho 10.
  4. Notas: As notas devem ser numeradas sequencialmente no corpo do texto, e apresentadas no final do artigo, após as referências.
  5. Citações/Referências: deverão ser apresentadas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da APA. Referências completas do(s) autor(es) citados deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da APA. Para maiores informações: American Psychological Association (APA). (2001). Publication Manual of the American Psychological Association (5th ed.). Washington, DC: Author.
  6. Anexos/Apêndices: inseridos após as referências e entram na contagem geral do limite de páginas permitidas.